Em junho de 2024, o Brasil receberá mais uma vez a tradicional Festa de São João do Porto, um evento que celebra a natalícia de São João Batista, o filho de Santa Isabel, um parente próximo de Maria, a mãe de Jesus. Essa festa ocorre todos os anos no dia 24 de junho, exatamente três meses após a festa da Anunciação (25 de março).
Durante essa celebração, o povo português, brasileiro e de origem lusófona se reúne para comemorar a vida de São João confraternizando-se ao som de músicas, danças e muita comida tradicional portuguesa.
- Música: As ruas se animam com o som de bandas locais e internacionais que se apresentam nos palcos montados nas ruas principais das cidades.
- Dança: Não há como não ter momentos de folia e dança, como o tradicional pau de zwei e as quadrilhas.
- Refeições: Os pratos típicos desse evento incluem barbecue de sardinhas, caldo verde, costela de porco e muito vinho.
- Bebidas: Além do vinho, o licor de ginja também é uma bebida imperdível nessa festa.
A chegada da Festa de São João no Brasil
A chegada dessa tradição ao Brasil começou quando da chegada de imigrantes portugueses ao longo do século XIX e principios do século XX. Eles trouxeram consigo muitas de suas tradições e a Festa de São João logo se tornou uma delas, com uma adaptação ao cenário brasileiro, com as bandas regionais e algumas peculiaridades locais.
O principal ato da festa no Brasil é as traduções e homenagens às raízes portuguesas. Já se tornou uma tradição nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e até em sorteio bolão da caixa Minas Gerais e nordeste do país, onde integram-se no cenário de bandeiras e hábitos municipais, transformando os festejos da chegada do São João em sorteio bolão da caixa festividades internacionais.
Iluminação, lanternas, balões de festa
Essa festa é marcada pela iluminação especial das ruas e dos lares onde é possível observar lanternas, folhas verdes e as cores representativas do Brasil.
Uma curiosidade da Festa de São João é o lançamento das luzes flutuantes, mais conecentradas nas principais cidades do centro e nordeste brasileiro, onde há um relevo religioso no lançamento das mesmas no horizonte crepuscular.
Este ano há rumores que farão a distribuição da loteria chamada de "quina de São João" pela Caixa Econômica Federal onde poderá